Caixa prevê suplementação de R$20 bilhões sobre o orçamento de R$105,6 bilhões do FGTS, para habitação este ano - Sinduscon PE

16/04/2024 - Sinduscon-PE

O cenário do FGTS para financiamento habitacional, assim como resultados da Caixa Econômica Federal e seu planejamento para o financiamento em Pernambuco foi tema da reunião ocorrida nesta segunda-feira, 15, na sede do Sinduscon-PE, com a participação dos vice-presidentes da Caixa, Inês Magalhães (Habitação) e Pedro Freitas (Agente Operador), e da superintendente Nacional FGTS, Cintia Teixeira, entre outros membros do staff nacional e estadual do banco.

De acordo com Inês Magalhães, o orçamento do FGTS para habitação, hoje estipulado em R$105,6 bilhões, pode ser suplementado em quase R$20 bilhões no segundo semestre. Em sua apresentação foram destacados números relacionados a um dia de trabalho na Caixa e seu impacto na luta contra o déficit habitacional.

Ainda segundo a Caixa, em 24 horas são produzidos 2.777 contratos novos, R$792 milhões em financiamento, 245 mil simulações no site, 5.413 atendimentos digitais, 11 novos canteiros de obras e 1.955 avaliações da engenharia. Em Pernambuco, especificamente, são 57 novos contratos por dia, R$14,1 milhões em financiamento e 5,8 mil simulações no site. A apresentação apontou ainda que são colocadas em construção 410 unidades habitacionais por dia, no estado, através de recursos da Caixa.

Cintia Teixeira, por sua vez, informou, em sua apresentação, que o orçamento do FGTS deste ano, destinado à concessão de financiamentos habitacionais, tem estimativa de financiar 506 mil unidades. Já através do Minha Casa, Minha Vida, a meta é de 130 mil unidades habitacionais através do FAR, 16 mil pelo FDS, e 30 mil pelo MCMV Rural.

O encontro contou também com a participação da equipe pernambucana da Caixa, entre eles, o superintendente regional, Paulo Nery, e o superintendente de Habitação, Marcelo Maia. Da parte do Governo do Estado, prestigiaram o evento o diretor-presidente da Cehab, Paulo Lira, e o secretário executivo de Desenvolvimento Urbano e Habitação, André Fonseca.

Para o presidente do Sinduscon-PE, Antônio Cláudio Couto, o objetivo maior do evento foi o “afinamento” entre a instituição bancária e o setor da construção civil pernambucano. Durante a conversa com a Caixa, vice-presidente do sindicato, Betinha Nascimento, reforçou também a importância de políticas mais inclusivas para aqueles que possuem apenas renda informal, uma situação comum na região Nordeste do país.
Ao final da apresentação, foi aberto espaço para os construtores associados das duas casas fazerem suas perguntas aos representantes da Caixa.