Indústrias de pequeno porte são destaque no 108º Condic - Sinduscon PE

Indústrias de pequeno porte são destaque no 108º Condic

08/10/2019 - Fonte: Portal FolhaPE - Economia
Nesta reunião 263 vagas foram aprovadas, sendo 203 no interior do estado. As três empresas que mais vão empregar são dos municípios de Bonito, Belo Jardim e Lagoa Grande, respectivamente. No encontro ainda foi divulgado o pedido de prorrogação da terceiri

O Conselho Estadual de Políticas Industrial, Comercial e Serviços (Condic) aprovou R$ 22,5 milhões de investimentos no setor industrial de Pernambuco, com a geração de 263 novos postos de trabalho. Os números foram apresentados durante o 108º encontro na Agência de Desenvolvimento de Pernambuco (AD Diper), que discutiu e aprovou os projetos que vão investir R$ 16,1 milhões e gerar 60 vagas de emprego na Região Metropolitana do Recife, e R$ 6,1 milhões e 203 vagas no interior do Estado.

O destaque na geração de empregos é para a empresa Fabricação de Colchões e Estofados Lunicks Eireli, em Bonito, que vai gerar 96 vagas diretas na sua instalação, a IBA Indústria Brasileira de Sorvetes Ltda, que se implantará em Belo Jardim, criando 35 vagas e a Vinícola Mandacaru, Comércio, Importação e Exportação Ltda EPP, que irá ampliar sua instalação com uma nova linha de produtos em Lagoa Grande e vai gerar 26 vagas.

Entre os municípios que foram beneficiados estão Jaboatão dos Guararapes, Paulista, Recife, Cabo de Santo Agostinho, Abreu e Lima, Bonito, Belo Jardim, Bodocó, Pesqueira, Vitória de Santo Antão e Lagoa Grande.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Bruno Schwambach, a concessão de benefícios para as indústrias faz com que as regiões produtivas do Estado possam se desenvolver melhor. “A política de desenvolvimento econômico ela não envolve apenas a concessão de benefícios, a gente tem uma estrutura montada para prospectar cada cadeia produtiva, cada região do estado, identificar o potencial e ver de que forma a gente pode trazer investimento e gerar oportunidade de emprego e renda. Temos que utilizar todos os programas e ferramentas para promover o desenvolvimento econômico”, destacou.

Já o presidente da AD Diper, Roberto Abreu e Lima, aponta que apesar do baixo valor dos investimentos, o Condic mostra que não é uma exclusividade das grandes empresas. “O mais interessante são os empregos no interior, isso gostamos de destacar, esse é o Condic dos projetos de pequeno porte, com destaques para ampliações e mostrando para a sociedade que o Prodepe não é feito apenas para grandes empresas, não existe nenhum preconceito nem um privilegio as grandes empresas”, afirmou.

Na reunião também foi divulgado que a Marilan solicitou a prorrogação do prazo da terceirização dos serviços por mais um ano. De acordo com o presidente da AD Diper, essa prorrogação não vai impactar vagas de emprego em Pernambuco. “A gente tem na legislação do Prodepe a possibilidade de que a empresa comece a utilizar incentivos fiscais a partir da confecção, da produção em outra unidade fora do estado, isso em um período curto de um ano, podendo ser prorrogado por mais um ano, isso é uma forma de quando atrair à empresa a gente dizer que enquanto fase de construção já pode começar a utilizar um beneficio de produtos comercializados aqui e produzidos em outra unidade”, apontou Roberto.

Roberto reforçou ainda que apesar desse prazo por mais um ano, a Marilan já está com as obras avançadas. “A Marilan está indo bem, estamos acompanhando o andamento obra, e deve ser inaugurada entre maio e junho do próximo ano, com mais de 200 empregos gerados”, disse.

EM 2019

Neste ano já foram realizadas cinco reuniões do Condic com a aprovação de 98 projetos sendo 49 de indústrias, com 24 empreendimentos na Região Metropolitana e 24 no interior do Estado, 30 de importadoras e 19 de centrais de distribuição. Com todos esses projetos, R$ 419,9 milhões foram injetados em Pernambuco, sendo R$ 267,9 milhões no interior e R$ 152 milhões na RMR. Quanto a geração de emprego, até o momento 2.487 postos de trabalho foram criados, sendo 1.381 sediados no interior e 1.106 na Região Metropolitana.