Ponte Getúlio Vargas, em Itamaracá, passará por obras de recuperação - Sinduscon PE

Ponte Getúlio Vargas, em Itamaracá, passará por obras de recuperação

24/09/2020 - Fonte: Portal FolhaPE - Economia
Serviço deve ser concluído dentro de 18 meses. Estão previstas restauração dos pilares estruturais, recuperação do asfalto e iluminação em LED

Na última segunda-feira (21), a Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), emitiu a ordem de serviço para o início das intervenções na Ponte Getúlio Vargas, mais conhecida como ponte de Itamaracá. O equipamento, que é o único acesso viário que liga a Ilha ao contente, terá, entre outras ações, a restauração dos pilares estruturais, recuperação asfáltica e iluminação em LED.

A ação também vai fortalecer o turismo na Ilha de Itamaracá, contribuindo para o desenvolvimento econômico da região. Como explica a secretária de Infraestrutura e Recursos Hídricos, Fernanda Batista. “A iniciativa é uma das prioridades estabelecidas pelo governador Paulo Câmara e busca garantir mais segurança e conforto para quem trafega pelo local. As intervenções beneficiarão diretamente mais de 51 mil habitantes dos municípios de Itapissuma e Itamaracá, interligados pela Ponte Getúlio Vargas, que foi construída há mais de 70 anos.”

De acordo com o prefeito Mosar Tato, essa é mais uma conquista durante seu período de gestão. “No início da nossa gestão, junto com o saudoso deputado Guilherme Uchoa, conseguimos a ordem de serviço para o início da primeira etapa dos serviços de recuperação da ponte, agora, 12 dias após nossa reunião com o governador, foi assinada a ordem de serviço para a segunda etapa dos serviços, que além de contemplar a recuperação total da ponte, irá iluminá-la com lâmpadas de LED bem como será feito todo o recapeamento asfáltico da pista da PE-35, com sinalização e iluminação de led em toda sua extensão. Continuamos trabalhando para melhorar a vida da nossa população, veranistas e turistas em nossa Ilha”, ressalta o gestor.

O investimento para a recuperação é de quase R$ 15 milhões. A previsão de duração é de 18 meses. A ponte de Itamaracá tem extensão de 380 metros de comprimento e 9,7 metros de largura e está localizada sobre o Canal de Santa Cruz. A mobilização para montagem do canteiro de obras e deslocamento dos equipamentos para a execução da obra foi iniciada no dia 22 de setembro.

Os trabalhos serão iniciados com a recuperação e reforço estrutural dos pilares (parte inferior do equipamento), até a conclusão com o recapeamento asfáltico da pista da PE-035, iluminação em LED e a implantação de nova sinalização.

Por enquanto, não haverá interdição do tráfego na ponte, que recebe uma média diária de três mil veículos. A circulação de pedestres pelos passeios laterais também não será interrompida. Nos dias mais movimentados dos feriados prolongados e datas festivas, há um aumento de 30% no fluxo de veículos.