Nesta área você encontra os Cadernos contendo informações sobre as composições que, em breve, entrarão em vigor no SINAPI. É possível encaminhar questionamentos e sugestões sobre estas composições, que permanecem em avaliação durante 60 dias. Encaminhando sua avaliação para o e-mail orcamento@sindusconpe.com.br, você participa deste processo de melhoria junto conosco. Toda correspondência é encaminhada para a equipe do SINAPI, e o retorno divulgado na área de "Perguntas e Respostas". Avalie sobre qual composição você pode opinar, analisando a Relação de Composições em Consulta Pública. Ainda no final dessa área, você encontra o link para o Livro de Metodologias e Conceitos do SINAPI, que contém todas as informações necessárias para compreensão do trabalho de revisão das composições deste Sistema, bem como os critérios de formulação de seus custos.
Já nesta área você encontra os Cadernos Técnicos, contendo informações sobre as composições que já foram validadas pela equipe do SINAPI. Estas composições não estão TODAS inseridas no relatório oficial do SINAPI, pois algumas ainda necessitam de cotações de insumos para formulação dos custos das mesmas (sem código). No entanto, é válido o conhecimento da existência delas, para o eventual uso em seus orçamentos, atribuindo cotações próprias da empresa, aos insumos ainda sem preço dos relatórios do SINAPI. Dentro destes Cadernos, é possível visualizar informações pertinentes para a avaliação do uso destes custos, como, por exemplo, o fato que o preço oficial para alvenarias do SINAPI foi formulado para obras em que os pedreiros utilizam bisnagas ou palhetas na execução das mesmas. No entanto, o Caderno Técnico oferece a opção de um coeficiente específico para o consumo de argamassa, caso em sua obra o pedreiro trabalhe com a ferramenta colher de pedreiro, devendo a composição ser adaptada para tal. Ou seja, existem várias composições do SINAPI que estão sujeitas a adaptações, contanto que sejam conforme orientações dos Cadernos Técnicos. A relação de composições aferidas pelo SINAPI é mais um arquivo de suporte ao conhecimento destas novas composições. Está organizada por tipo de Caderno Técnico, facilitando a identificação e escolha das composições já revisadas e vigentes neste Sistema de Referência. Esta relação é atualizada, mensalmente, pela equipe do Sinduscon/PE, juntamente com o lançamento do relatório oficial do mês anterior, para que as composições contidas na relação estejam coincidentes com as da planilha SINAPI. Na relação, encontramos também a informação da data de publicação dos Cadernos, de acordo com as atualizações que vão sendo realizadas pela equipe do SINAPI, bem como informamos o quê está sendo atualizado (acréscimo, exclusão de composições, mudanças nas composições e outras). Note que o arquivo, em função do seu tamanho, encontra-se zipado. Ao final desta página, encontra-se um Resumo dos Cadernos Técnicos de Transporte, de forma a permitir uma melhor escolha da composição adequada ao seu tipo de obra. Estas informações são importantes para complementação dos custos de serviços realizados em obras com distâncias de transporte de material superiores da 15m (percurso de ida ou de volta).
Nesta área estão inseridos os relatórios oficiais do SINAPI, utilizados como referência na montagem dos orçamentos. Os mesmos são atualizados mensalmente. Estes relatórios têm os custos divididos em: Desonerado: custos onde os encargos sociais não contemplam o percentual de 20% do INSS; Não Desonerado: custos onde os encargos sociais contemplam o percentual de 20% do INSS. Para cada custo descrito acima, temos dois relatórios oficiais: * Preços de Insumos: relação de insumos e preços coletados pelo IBGE, quando não, atribuídos ou coletados pela Caixa, ou ainda calculados por coeficiente de representatividade. Mão de obra já contendo encargos sociais (horista e mensalista); * Custos de Composições: relação de serviços, custos diretos e indiretos, com os preços oficiais do SINAPI. A mão de obra foi calculada em composições auxiliares, juntamente com os encargos complementares, finalizando o custo que foi atribuído nas composições de serviços. Esta relação contém composições revisadas e não revisadas pelo SINAPI, já que o trabalho de aferição e revisão não foi concluído em TODAS as composições do Sistema. Os relatórios de insumos e composições estão disponíveis em PDF e Excel, sendo a versão no Excel para composições analíticas (abertas com preços) e sintéticas (apenas com custo final). Além de publicar uma versão mais amigável das composições abertas, porém, sem os preços por Estado, o "Catálogo de Composições Analíticas". Também dispomos, nesta área, de duas planilhas, desoneradas e não desoneradas, produzidas pelo Sinduscon-PE, onde são calculados os custos dos serviços da tabela SINAPI, através da importação das composições e preços dos insumos, publicados pela Caixa, calculados para chegarmos ao custo final informado na tabela oficial. Esta planilha de fácil leitura e entendimento, viabiliza a localização das composições abertas com preço.
Por fim, na última área do SINAPI, você encontra as perguntas e respostas trocadas com a equipe da Matriz, de Brasília, desde outubro/15, visando esclarecer e interagir com a melhoria do Sistema. Aconselhamos a leitura deste material, na busca de uma melhor orçamentação, com a aplicação adequada das composições deste Sistema Referência.