Famílias de Jaboatão recebem chaves de imóveis por programa habitacional - Sinduscon PE

Famílias de Jaboatão recebem chaves de imóveis por programa habitacional

17/06/2021 - Fonte: Pernambuco.Com - Local

Em tempos de tanto desalento, duas famílias receberam, em ato simbólico, na manhã desta quinta-feira (17), as chaves de seus imóveis próprios, sinônimo de esperança e recomeço. Os apartamentos estão localizados no Residencial Fazenda Suassuna VI, no bairro da Muribequinha, no município de Jaboatão dos Guararapes, Região Metropolitana. Ao todo, serão entregues 280 unidades a famílias de baixa renda. O local é formado por 7 conjuntos habitacionais. De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), nesta etapa, o investimento foi de R$ 22,4 milhões. A previsão é que a última parte seja entregue no segundo semestre deste ano. A iniciativa integra o Programa Casa Verde e Amarela, do Governo Federal.

“Os recursos pertencem ao povo brasileiro. E a orientação que nós temos é não deixar obras paralisadas. Essa obra começa em 2018, e nós estamos em 2021 e pretendemos encerrar esse período até o segundo semestre deste ano, com a entrega da sétima etapa do Suassuna, a exemplo do que nós estamos fazendo no Brasil inteiro. No ano passado, mais de 430 mil unidades residenciais foram entregues no país. Nesses primeiros quatro meses do ano, mais de 120 mil já foram entregues. Nós queremos chegar com acréscimo de 10% a 12% de mais unidades habitacionais, mesmo com as dificuldades que nós estamos enfrentando”, disse o Ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, durante o ato simbólico de entrega das chaves.

O prefeito Anderson Ferreira (PL), ressaltou que existem estudos em andamento para a construção de novos habitacionais no município. “Nesse ciclo de quatro anos e meio de gestão, entregamos mais de duas mil moradias aqui em Jaboatão. E no próximo semestre vamos ter mais entregas de habitacionais. A prefeitura tem feito seu papel, de infraestrutura, de realizar o levantamento e cadastramento das famílias que vão ser entregues esses habitacionais e, com certeza, nós diminuímos a desigualdade social da nossa cidade. O trabalho está só começando. Tem toda uma equipe que está fazendo estudos para desenvolver outros habitacionais. Mas hoje, aqui no Suassuna, existem outras etapas que precisam ser entregues. Então, o processo de entregas está mais programado para esta área do Suassuna, que tem outra etapa para o próximo semestre”.

Famílias

Os apartamentos do Fazenda Suassuna VI, têm 44 m², dois quartos, sala, cozinha, área de serviço, banheiro, além de condomínio com quadra esportiva, praça e estacionamentos. Ao todo, o local possui 2 mil apartamentos. Para a autônoma Simone Nunes, 48 anos, que integrou o processo para recebimento da moradia própria, o dia foi de emoção. Ela mora com o marido, que está desempregado e um filho adolescente de 16 anos, diagnosticado com autismo.

“Eu senti muita emoção ao pegar as chaves. Principalmente porque vou deixar de pagar aluguel. Eu sou autônoma, mas vivia de aluguel. Agora recebi essa conquista da própria. Minha vida antes era mais difícil, por conta do aluguel. A gente paga hoje, mas já estamos devendo o próximo mês”, conta. “A chave dessa casa representa muita coisa. É uma conquista e uma vitória muito grande. É a esperança. Eu nunca tive uma casa própria, e agora eu tenho. Eu não tenho nem palavras para falar, é muita emoção”, complementa.

A atendente Maria Gabriela Ferreira, 39 anos, outra contemplada pelo programa, também se emocionou ao relembrar a sua trajetória. “Eu residia no Conjunto Muribeca, só que os apartamentos tiveram que ser demolidos. Então a gente ficou sem ter a moradia. E moramos só e eu minha mãe, que é idosa. Depois que demoliu, ficamos morando em um apartamento alugado. E é muito difícil. Agora a expectativa está a mil. Eu adorei o lugar. E na próxima semana eu já vou me mudar. Isso aqui é um presente de Deus. Que as pessoas nunca percam a fé, principalmente com essa pandemia e essa situação. Isso aqui é uma notícia boa”, comemora.

Programa

O ministro Rogério Marinho, que coordena a iniciativa do Programa Casa Verde e Amarela, que tem como meta facilitar o acesso a moradia a 1,2 milhões de famílias até o fim 2022, comenta os problemas das cidades brasileiras.

“Nós sabemos que há um déficit habitacional muito grande. As cidades são desorganizadas. Mais de 26 mil residências não tem escritura pública no nosso país. Isso é um problema que precisa ser enfrentado. Isso pressiona a administração pública e a busca pela infraestrutura, pelo posto de saúde, pela escola. Muitas vezes os habitacionais são feitos muito distantes dos centros das cidades. Isso significa que a prefeitura precisa gastar mais para trazer o acesse e o transporte, ou seja, a infraestrutura para a população possa habitar com dignidade. Isso está sendo corrigido no Programa Casa Verde e Amarela. Os locais que nós estamos permitindo a construção, precisam estar adensados desse ponto de vista de estrutura, precisa ficar mais próximo dos centros urbanos”, finaliza.

Ainda nesta quinta-feira (17), serão entregues 432 apartamentos no Residencial Sapucaia e Aguazinha, em Olinda, pelo mesmo programa. No total, cerca 1,8 mil pessoas serão beneficiados com o empreendimento que teve o investimento de R$ 34,5 milhões. De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), no ano passado 420 mil moradias foram entregues.

Participaram também da cerimônia o vice-prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Luiz Medeiros (PSC), o prefeito de Olinda, Professor Lupércio (SD), o vice, Márcio Botelho(SD), o deputado federal por Pernambuco, André Ferreira (PSC), além de vereadores e secretários.