Crédito para ajudar a produção - Sinduscon PE

Crédito para ajudar a produção

03/08/2021 - Fonte: Jornal do Commercio - Economia

Empresas instaladas em Pernambuco com interesse em investir nos segmentos de tecnologia, energia e saúde terão à disposição uma nova linha de crédito. Como única instituição autorizada a operar, no estado, os recursos da Finep, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, do Governo Federal, a Agência de Empreendedorismo de Pernambuco (AGE), fará o lançamento, na próxima quinta-feira (5), de uma nova operação, para incentivar o investimento nesses segmentos.

Segundo a AGE, as empresas poderão impulsionar seu desenvolvimento com condições especiais, prazo de pagamento mais amplo e taxas de juros abaixo das praticadas pelo mercado bancário. Todos os detalhes da nova linha de crédito serão apresentados em um encontro virtual de lançamento, na quinta-feira, às 10h, por meio de plataforma virtual. As inscrições para acompanhamento do evento podem ser feitas no site da AGE (www.age.pe.gov.br).

PROGRAMA

O programa Finep Aquisição Inovadora é uma linha de financiamento para a aquisição de equipamentos e componentes com objetivo de aumento da produtividade de empresas brasileiras. Os equipamentos a serem financiados devem se enquadrar nos setores de telecom e cabos de fibra óptica desenvolvidos no Brasil. Equipamentos e componentes nacionais relacionados ao setor elétrico; ou equipamentos e insumos hospitalares desenvolvidos no Brasil, incluindo aquisições ligadas ao combate direto à covid-19.

INVESTIMENTO

Ontem, o governo do Estado, por meio da secretaria de Infraestrutura, também anunciou que, dentro do planejamento integrado para desenvolver os projetos necessários para a recuperação da malha viária pernambucana, o Estado adotará, pela primeira vez, o Sistema de Gestão de Pavimentos (SGP). Investimento de R$ 2 milhões, o sistema está sendo implantado.

A ferramenta será integrada ao Programa Caminhos de Pernambuco, que está a cargo da Secretaria de Infraestrutura e é executado pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER). O uso do SGP tem como objetivo alocar de forma eficiente os recursos públicos para auxiliar no processo de tomada de decisão quanto aos serviços de planejamento viário até o projeto propriamente dito, a obra, além da adequada e manutenção das estradas.

O funcionamento desse sistema é iniciado a partir do cadastramento de todas as informações inerentes às características geométricas e de conservação das rodovias, obtidas a partir de um levantamento visual contínuo realizado por um veículo dotado de um sistema de geoprocessamento e de câmeras de alta resolução, entre eles, uma de 360° que captura imagens em todas as angulações possíveis.

Em seguida, será realizada a leitura desses dados, que caracterizará todos os itens identificados no pavimento e nas faixas de domínio. E, por último, as informações serão classificadas pelo estado de conservação do pavimento, sendo possível calcular um orçamento estimado para a realização de uma obra específica.