A construção civil se destaca como ferramenta indispensável para o desenvolvimento do estado durante debate do Supermanhã - Sinduscon PE

02/02/2024 - Sinduscon-PE

A semana começou com o pé direito para o setor da construção civil do estado, ao ser apontada como ferramenta indispensável para o desenvolvimento econômico e social de Pernambuco, durante o debate do programa jornalístico Supermanhã, da Rádio Jornal, transmitido ao vivo na segunda-feira, 29. Na ocasião, o setor esteve representado pela presidente interina do Sinduscon-PE, Betinha Nascimento. Também participaram do debate o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco – Fiepe, Ricardo Essinger, e o secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Guilherme Cavalcanti.

A conversa esteve centrada em como tornar a economia pernambucana mais competitiva, os desafios enfrentados pelo governo local e demais setores responsáveis por essa frente, liderados pelo segmento construtivo; e no consenso de soluções para destravar a economia de Pernambuco. As finanças do estado, bem como a contribuição do Porto de Suape e das indústrias, Ferrovia Transnordestina, além do avanço da construção civil foram alguns dos pilares comentados.

O secretário fez uma breve análise sobre atual contexto econômico do estado. “Tivemos em 2023 um ano desafiador, foi o primeiro ano de um governo de mudanças, ao sucedermos um grupo que vinha há 16 anos no poder. Naturalmente, houve a necessidade de adaptação da máquina do estado como um todo. Vivemos também desafios orçamentários importantes, como o de conseguir viabilizar ainda em 2023 os empréstimos que fizemos para melhorar a infraestrutura de nosso estado. Então foi um ano de arrumação de casa, de reestabelecer prioridades, focando em infraestruturas que impactam diretamente no desenvolvimento econômico, passando a construir um novo discurso, uma nova forma de apresentar Pernambuco”, comentou.

Já o presidente da Fiepe, Ricardo Essinger, comentou sobre a representação da Indústria como um todo no PIB de Pernambuco, hoje estimada em 21%. “Também emprega diretamente cerca de 290 mil operários. O que ainda pode crescer muito mais. Esperamos que com os novos investimentos a Indústria volte a ter a pujança que já viveu em outros tempos”, estima.

Betinha Nascimento, por sua vez, reforçou a capacidade geradora de empregos do setor, assim como o respeito à segurança jurídica como garantia para novos investimentos. “O setor hoje está otimista com a movimentação de toda a sua cadeia produtiva, que vai desde as construtoras até os fabricantes de equipamentos e materiais e prestadores de serviços, diante da retomada do Minha Casa, Minha Vida, a criação também do Morar Bem Pernambuco e o reforço no Programa de Arrendamento Residencial - FAR”, disse.

A presidente interina destacou ainda a participação do setor construtivo no PIB do estado, apontada pela Agência Condepe-Fidem como sendo de 4,2% das riquezas produzidas localmente. Destacou também a geração de empregos. De acordo com o resultado mais recente da pesquisa Cadastro Geral de Empregados e Desempregados – Caged, do Ministério do Trabalho, a construção civil fechou 2023 com saldo positivo tanto nacionalmente quanto no estado. “O mais importante que vejo é que os poderes executivos, tanto estadual, quanto da prefeitura do Recife, e federal estão acreditando e investindo no setor, e este investimento é traduzido na habitação e na infraestrutura responsáveis pelo bem-estar social da população”, avalia.