Notícias

Ministro da Defesa, José Mucio Monteiro, fala sobre a ESE e outros projetos relacionados à sua pasta - Sinduscon PE

13/03/2024 - Sinduscon-PE

Liderando o debate no setor da construção civil no estado, sobre obras de grande impacto para a infraestrutura e a economia pernambucana, como a Escola de Sargentos do Exército-ESE, o Sinduscon-PE recebeu o ministro da Defesa, José Mucio Monteiro, durante a reunião-almoço da entidade, ocorrida na segunda-feira, 11, na sede da entidade. Na ocasião, compuseram a mesa de trabalhos o secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Guilherme Cavalcanti, o General Nilton Moreno, além dos presidentes Antônio Cláudio Couto (Sinduscon-PE) e Rafael Simões (Ademi-PE), e da vice-presidente do Sinduscon-PE, Betinha Nascimento.

A expectativa é que a construção da ESE gere mais de 11 mil empregos direitos e 17 mil indiretos, transformando a economia da região a partir das novas demandas que surgirão a partir dela. “De salário, serão R$ 200 milhões por ano”, informou. De acordo com o ministro, o investimento será de cerca de R$ 2 bilhões, e a implantação se estenderá até 2034, tornando Pernambuco um importante polo de formação de recursos humanos para o Exército Brasileiro. “É a maior obra no estado dos últimos anos”, avaliou. “Precisamos nos unir para que ela aconteça. Essa obra não pode sair daqui”, reforçou. Para o ministro, é importante que todos se empenhem nesse projeto, diante do retorno que deverá promover na região. “Queremos que a Indústria local participe desse movimento de forma que a economia cresça levando benefícios para a sociedade como um todo”, comentou.

Sobre a sustentabilidade ambiental, uma das grandes características das obras do complexo, foi colocado em mesa que na terça-feira, 12, haveria uma reunião do Exército com o Ibama a fim de discutir as compensações ambientais necessárias. “Nos últimos três anos estivemos em constante monitoração e negociação com os grupos de interesse com relação à questão ambiental”, informou o general Nilton Moreno.

O presidente do Sinduscon-PE, Antônio Cláudio Couto, por sua vez, reiterou que a implantação da ESE tem sido uma das obras defendidas pela entidade como sendo de grande importância para Pernambuco. A participação das empresas de construção do estado, em sua maioria pequenas e médias, na execução das obras, foi um dos pontos levantados pela vice-presidente do Sinduscon-PE, Betinha Nascimento, também vice-presidente da CBIC.

A bandeira é compartilhada pela Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco – Fiepe, representada no encontro por Érico Furtado Filho. “Junto com o Arco Metropolitano e a Ferrovia Transnordestina, a ESE compõe o grupo de obras de maior relevância atualmente para Pernambuco”, disse.

Durante a conversa com os empresários, após a apresentação, o ministro adiantou que apresentou áreas do Exército ao Governo do Estado e à Prefeitura do Recife para que estes apontassem as que teriam interesse a fim de desenvolver projetos, inclusive habitacionais entre eles. A reunião foi realizada em conjunto com a Ademi-PE e contou com as presenças de associados das duas entidades.

Veja Mais

Ao utilizar nosso site e suas ferramentas, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Sinduscon-PE - Política de Privacidade

Esta política estabelece como ocorre o tratamento dos dados pessoais dos visitantes dos sites dos projetos gerenciados pela Sinduscon-PE.

As informações coletadas de usuários ao preencher formulários inclusos neste site serão utilizadas apenas para fins de comunicação de nossas ações.

O usuário tem direito a obter, em relação aos dados tratados pelo nosso site, a qualquer momento, a confirmação do armazenamento desses dados.

O consentimento do usuário titular dos dados será fornecido através do próprio site e seus formulários preenchidos.

De acordo com os termos estabelecidos nesta política, a Sinduscon-PE não divulgará dados pessoais.

Com o objetivo de garantir maior proteção das informações pessoais que estão no banco de dados, a Sinduscon-PE implementa medidas contra ameaças físicas e técnicas, a fim de proteger todas as informações pessoais para evitar uso e divulgação não autorizados.

fechar