Com apoio do Sinduscon-PE, que vê na iniciativa um avanço estratégico para o desenvolvimento urbano e econômico do Recife, a Prefeitura do Recife e o governo federal lançaram na B3, em São Paulo, na quarta-feira, 17, o edital da PPP Morar no Centro. Trata-se da primeira parceria público-privada do Brasil voltada à habitação de locação social, que aposta na revitalização da área central como motor de inclusão, investimento e requalificação imobiliária.
O projeto prevê a criação de cerca de 1.128 unidades habitacionais, por meio de retrofit de prédios existentes e novas construções em bairros como Santo Antônio, São José, Boa Vista e Cabanga. As moradias serão entregues mobiliadas, prontas para morar e com acesso à internet, destinadas a famílias com renda de até 3,5 salários mínimos e que residam no Recife há pelo menos dois anos, com aluguel subsidiado comprometendo até 25% da renda familiar.
A PPP, que engloba concessão patrocinada de 25 anos, tem projeto estruturado pela Caixa Econômica Federal e estabelece um parque habitacional público permanente no centro da cidade. “Estamos aqui discutindo um novo formato de fazer habitação no país. Essa é a primeira PPP de locação social do país”, declarou o secretário adjunto da Secretaria Especial do Programa de Parcerias de Investimentos da Casa Civil da presidência da República, Manoel Renato Machado Filho, durante a agenda na B3.
“Para o Sinduscon-PE, a iniciativa cria um ambiente favorável ao investimento, gera oportunidades para o setor da construção e posiciona o Recife como referência nacional em soluções inovadoras de habitação social”, comenta o presidente do Sinduscon-PE, Antônio Cláudio Couto. O edital sobre a PPP Morar no Centro Recife deverá ser publicado no dia 3 de janeiro próximo.
Ainda na cerimônia, o secretário nacional de Habitação, Augusto Rabelo, reforçou que essa PPP é um modelo de longo prazo, que pretende atacar o déficit habitacional no país. Depois do Recife, o modelo deverá ser implementado também nas cidades de Campo Grande (MS), Maceió (AL) e Santo André (SP).