Os associados do Sinduscon-PE que participaram da reunião-almoço promovida pela entidade na segunda-feira, 26, tiveram a oportunidade de acompanhar em primeira mão um overview concedido pela secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Simone Nunes, abordando desde resultados de sua pasta em 2025 até as obras planejadas para este ano de 2026.
De acordo com ela, R$ 379,4 milhões em subsídios foram investidos pelo Governo do Estado no Entrada Garantida, do programa Morar Bem Pernambuco, com 353 empreendimentos cadastrados, vinculados à 96 empresas de construção. “O programa está previsto no orçamento plurianual até 2027. A governadora teve o cuidado de deixar um orçamento na frente, reforçando o caráter de política de estado do programa”, enfatizou a secretária.
A retomada e finalização de obras paralisadas do programa Minha Casa, Minha Vida, referente a sete empreendimentos que totalizavam 2.114 unidades habitacionais, assim como o andamento de mais cinco empreendimentos e outros cinco em processo de retomada foram citados por Simone Nunes, durante a apresentação.
Ainda na pauta da conversa, entraram as obras públicas relacionadas desde à infraestrutura, como recuperação de encostas, pavimentação de rodovias e dragagem do Rio Beberibe, até obras de segurança, como construção de complexos de polícia científica em cidades do interior do estado, e de saúde, ao exemplo da reforma do Hospital da Restauração.
“Fechamos 2025 com mais de R$ 4,5 bilhões investidos, chegando em patamares semelhantes ao do Ceará e da Bahia”, comemorou ela. Para 2026, deverão ser contratados 43 empreendimentos do FAR, 21 empreendimentos do FDS e 13 relacionados ao Sub-50. Tais ações envolvem ainda a doação por parte do governo estadual de 26 terrenos. A apresentação completa está disponível no Sinduscon-PE.